terça-feira, 1 de setembro de 2009

Orientações para Mostra de Ciências da 8a série - E.F.

Orientações sobre a estruturação do trabalho a ser apresentado por ocasião da
I Mostra de Ciências da 8ª série/E.F. do CSFX

1) INTRODUÇÃO

Vocês terão, com este trabalho, a oportunidade de desenvolverem suas habilidades, competências e talentos sem, contudo, perderem o foco sobre o conhecimento, o aprendizado, a evolução enquanto educandos e, claro, cidadãos. Afinal, como devem saber, uma instituição de ensino deve alicerçar seu trabalho no conhecimento, na formação integral do educando e na contribuição que pode (e deve) dar para a construção de um mundo melhor, onde a justiça social, a fraternidade, o amor, a compaixão e a ética sejam os reais valores presentes nas relações interpessoais.
Com esta proposta é que pensamos desenvolver esta edição da Mostra de Ciências, observando que, os trabalhos devem se focar na aplicabilidade do conhecimento adquirido visando criar condições para que problemas da sociedade possam ser discutidos com a firmeza que este conhecimento sistematizado possibilita. Assim, após discutir os tais problemas, espera-se que vocês, juntamente com as demais equipes e, por conseguinte, com todos os alunos envolvidos, estejam aptos para sugerirem possíveis soluções que se adequem às expectativas da sustentabilidade ambiental, combinada com a ética, parâmetros esses que devem nortear nossas ações no que diz respeito às questões sociais e, claro, ambientais.
É sempre oportuno salientar que alguns cuidados devem ser tomados durante o desenvolvimento dos trabalhos. Assim, cada equipe deve se estruturar de forma a não deixar acumular atividades para a última hora. Também é importante que todos os membros de cada equipe estejam sintonizados de forma a trabalharem, de fato, como uma equipe e não deixando que outros façam a parte que cabe a cada um dos membros. Outro fator determinante para um bom trabalho é a responsabilidade compartilhada pela equipe, a dedicação, o comprometimento, a pontualidade, a seriedade durante a realização das atividades e, claro, o prazer em participar de um trabalho como este.
Portanto, desejamos a vocês sucesso em mais esta empreitada educacional e que, a partir da realização deste trabalho, todos possamos nos perceber melhores do que estávamos quando o iniciamos.

2) DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO

Em preparação para a Mostra de Ciências dos alunos das oitavas séries se iniciou no mês de julho um trabalho de discussão e preparação em sala de aula. Cada turma se dividiu em cinco grupos e cada grupo definiu um assunto para fazer sua abordagem dentro do eixo central “Ética e Sustentabilidade Ambiental”.
Os grupos desenvolverão um trabalho de pesquisa que terá uma apresentação interna prevista para a semana 26 a 30 do mês de outubro. Após as apresentações os próprios alunos farão uma votação e os dois trabalhos mais votados serão encaminhados para a apresentação externa, na Mostra de Ciências da 8ª Série/E.F.

A Mostra está prevista para o mês de novembro, sendo que, a abertura acontecerá no dia 19/11, das 17:30 às 19 horas, no Teatro Zélia Olguim e contará com a fala de professores do colégio sobre a importância da pesquisa científica na vida acadêmica.

• 20/11 – Turno da manhã: organização do espaço e dos materiais a serem utilizados nas apresentações. Turno da tarde: apresentação de dois grupos de cada turma (turmas 80 a 86).

O tema central da mostra é “Ética e Sustentabilidade Ambiental”, cabendo a cada equipe, a escolha de um sub-tema que se enquadre no tema central e que se justifique enquanto motivador de um projeto de pesquisa direcionada para a aplicabilidade de conhecimentos adquiridos na escola.
A organização do espaço onde cada equipe fará sua apresentação é de responsabilidade da própria equipe, devendo obedecer a um padrão, que é o seguinte:

• Gazebo oferecido pela escola.
• Título do trabalho em papel cartão vermelho nas dimensões: altura-25 cm e largura-15 cm. A cargo dos alunos.
• TNT branco para o revestimento lateral dos gazebos, não sendo permitida utilização do mesmo na frente nem nos fundos do estande. A cargo dos alunos.
• Recursos de multimídia por conta de cada equipe, sendo que não deve ser exagerado o uso dos mesmos.
• Um ponto de energia e um ponto para uso de computador, por conta da escola.
• Uma mesa e duas cadeiras, por conta da escola.

Caso seja necessário afixar cartazes, estes não deverão ultrapassar o número de dois por equipe e deverão ser afixados ou nas laterais do estande, nos TNT’s, ou no teto de cada estande com utilização de barbante como suporte, desde que não descaracterize o estande. Lembrem-se que estamos organizando uma Mostra de Ciências e, portanto, o que interessa é conhecimento discutido com qualidade e competência, buscando aprimoramento pessoal e da equipe. Balões, enfeites, balas, doces, bombons e similares estão vetados no recinto da apresentação e, portanto, não serão permitidos sem hipótese alguma. Não insistam, por favor.

Os professores da série, juntamente com professores convidados, irão acompanhar a organização dos estandes e avaliará os seguintes critérios

• Organização interna, estética e equilíbrio na montagem do estande.
• Limpeza e disponibilidade de espaço para visitação.
• Uso de recursos de multimídia, cartazes e outros veículos de divulgação/informação.

Cada equipe deverá comparecer no dia da apresentação para a organização de seu estande, a partir das 7 horas e terá um prazo de 4 horas para concluir a montagem de seu estande. Após este período cada equipe deverá designar um componente para que, em regime de revezamento, se responsabilize pela manutenção do estande até o início da apresentação, a partir das 13 horas.

Durante a apresentação, das 13 às 17 horas, a equipe deverá se revezar nas explicações e deverá contemplar os seguintes critérios, durante esta fase:
• Clareza na apresentação e coerência entre o proposto como tema e as informações passadas durante as explicações.
• Domínio sobre o conteúdo e destreza nas explicações.
• Trabalho em equipe, ou seja, todos deverão participar ativamente das explicações e apresentação.
• Coerência entre o tema proposto e as informações contidas nos cartazes, folhetins, e outros recursos de divulgação utilizados pela equipe.

Após a apresentação, cada equipe deverá limpar seu estande, retirando dele apenas o que a equipe trouxe para a apresentação, de modo a deixá-lo organizado e pronto para ser utilizado novamente.

3) APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

A apresentação dos trabalhos terá início às 13 horas e término às 16:40 horas, devendo, cada equipe, ser pontual e, após o término da apresentação, deixar o espaço limpo e organizado até 50 minutos após o encerramento das atividades. Este procedimento também será avaliado pela equipe responsável pelo acompanhamento da organização do evento.

Cada equipe deverá apresentar as seguintes atividades:
• Texto escrito com as seguintes características: Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, com texto justificado.
• Apresentação resumida em Power Point, como forma de sintetizar e ilustrar a apresentação.
• Apresentação de sugestões e alternativas viáveis/aplicáveis para a população e sociedade, de forma a contribuir para a solução do problema abordado.
• Jogo educativo com o uso do tema de cada equipe, numa linguagem direcionada para crianças.
• Demonstração prática sobre o tema da equipe.

É importante que cada equipe produza seu próprio texto, sem cópias de textos prontos, uma vez que este procedimento contribuirá para uma melhor compreensão do tema trabalhado e desenvolvimento de suas habilidades de leitura, interpretação e escrita.
Na demonstração prática, caso a equipe faça a opção por uso de maquetes, estas não poderão ser construídas utilizando-se isopor, papel virgem, plástico, vidro ou outro material industrializado, novo e que cause impacto negativo sobre o ambiente. Portanto, recomenda-se a utilização de papelão (caixas usadas), papel usado, embalagens usadas e outros materiais recicláveis e reutilizáveis. Lembrem-se que o tema é “Ética e Sustentabilidade Ambiental”, portanto, justifiquemos o mesmo.


A estruturação do texto deverá seguir as seguintes orientações:

• Título – Deve ser coerente com o tema proposto e não ser muito extenso.
• Resumo – Apresentação de uma breve descrição de toda a estrutura do trabalho, com citações sobre os objetivos, procedimentos, coleta e análise de dados, conclusões. Não deve ultrapassar 15 linhas, conforme padrão já determinado.
• Introdução – Breve relato sobre o tema do trabalho, mostrando segurança nos conceitos e fundamentos, desenvoltura na análise e saber conduzir as idéias com referencial no tema e objetivos propostos. No máximo duas páginas na mesma configuração do resumo.
• Apresentação do Problema – Neste campo a equipe deverá selecionar um determinado problema (situação-problema) no contexto do tema proposto, localizando-o na comunidade onde estão inseridos os membros da mesma, relacionando-o com o município, o estado e o país, propondo possíveis soluções que sejam sustentáveis no contexto ambiental, social e político. No máximo cinco páginas na mesma configuração já indicada.
• Objetivos e Metas – A equipe deverá especificar claramente, e de forma bem resumida, quais os objetivos gerais pretendidos com o trabalho e quais aqueles específicos, conforme intenção proposta no título.
• Justificativa e Relevância do Projeto – É preciso que o projeto (trabalho) proposto tenha uma aplicabilidade no que diz respeito à evolução da sociedade e contribua para o bem-estar do cidadão. No máximo duas páginas.
• Procedimento – Aqui é preciso que a equipe esclareça que diretriz será seguida na elaboração do trabalho, como pretende realizá-lo, que recursos serão utilizados e como será a apresentação do mesmo.
• Dificuldades e Riscos – Citar as dificuldades encontradas durante a realização do projeto, os riscos que o mesmo trouxe para a sua execução.
• Bibliografia – Citar as fontes utilizadas na pesquisa do tema e na execução do projeto.

Pretende-se avaliar os seguintes itens

• Apresentação do projeto pela equipe.
• Conteúdo contemplado no projeto.
• Aplicação do conteúdo na melhoria da qualidade de vida do cidadão.
• Perspectivas tecnológicas e científicas do projeto.
• Implicações ambientais do projeto.
• Benefícios sociais possíveis com o desenvolvimento do projeto.
• Envolvimento da equipe.
• Relação do tema do projeto com a sustentabilidade ambiental e com a ética.

Outras informações serão disponibilizadas para as equipes tão logo sejam delineadas e definidas pela comissão organizadora do evento.

Um comentário:

Vinicius Bragança disse...

Pode deixar tia! Vou fazer direitinho!!!